Como incentivar o gato a beber mais água?

Espalhar vasilhas pela casa e comprar uma fonte de água são algumas das alternativas para que os gatos bebam mais

Provavelmente, você já ouviu falar de que os gatos não gostam de beber água. E isso não é mentira: os especialistas confirmam que eles não são tão chegados em tomar água. Isso pode estar relacionado aos ancestrais desses animais, que seriam oriundos dos desertos, o que justifica o menor interesse deles em se hidratar.

Portanto, os donos não precisam culpar os animais se perceberem que eles não estão bebendo água como deveriam. Apesar dessa característica natural deles, também é preciso adotar hábitos que possam influenciá-los a beber mais líquido por dia, já que isso é importante para prevenir o surgimento de doenças renais e outros problemas de saúde.

gato beber agua
Como incentivar o gato a beber mais água? 4

Entre o que pode ser feito, está a possibilidade do dono oferecer sachê de ração úmida para eles, assim como comprar uma fonte de água própria para casa. Conheça essas e outras formas de incentivo abaixo.

Coloque vários potes de água pela casa

Se a sua residência tiver apenas um pote de água, é provável que o gato se sinta desencorajado de ir até ele caso esteja em outro cômodo. Para evitar essa situação, muitos especialistas recomendam que os donos espalhem bebedouros e vasilhas com água nos locais que eles mais circulam pela casa, para que ele se hidrate com maior frequência.

Tenha uma fonte de água em casa

Os gatos gostam de água corrente. Tanto que se o dono abre a torneira da pia do banheiro, é bem capaz que o gato apareça logo. Portanto, para incentivá-lo a beber mais água, é interessante ter uma fonte elétrica em casa, já que a água corrente irá atraí-lo. Porém, um aviso importante: adquira fontes próprias para pets e não aquelas decorativas, pois elas não são indicadas para esses casos.

Ofereça ração úmida

GATO CORONAVIRUS 868x644 1
Como incentivar o gato a beber mais água? 5

Uma boa forma de manter o gatinho hidratado é oferecer rações úmidas ou umedecer a ração dele, além de oferecer sachês ou patês para eles. De uma forma geral, a indicação deve ser de utilizar uma proporção de 3 partes de comida para cada 1 parte igual de água. Se sobrar algo na tigela, não deixe que fique no pote, descartando-o em no máximo meia hora.

Antes de aplicar essa mudança, converse com o veterinário responsável pelo seu gato para saber se há problemas ou restrições dele se alimentar com esse tipo de ração. Também é necessário destacar que nem todos os animais gostam dessa opção, portanto, fique de olho se ele aceita bem a mudança.

Mantenha a água fresca

O seu companheiro poderá consumir mais água se ele julgar que ela está fresca e boa para beber. Por isso, é indicado que os donos procurem sempre trocar a água dos potes ao menos uma vez por dia. Nesse momento, aproveite também para lavá-los, deixando os potes bem higienizados.

Nos dias mais quentes, é válido também manter a água fresca adicionando algumas pedrinhas de gelo. Isso irá manter a água em uma temperatura mais agradável e pode despertar a atenção do bichinho.

Dê água saborizada

gato capa
Como incentivar o gato a beber mais água? 6

Vez ou outra, é interessante oferecer um pouco de água saborizada para o seu gato, já que isso pode incentivá-lo a beber mais. Para isso, o dono pode acrescentar caldo de carne sem temperos ou natural de peixe. Entretanto, lembre-se que será preciso trocar a água mais vezes caso faça isso.

Não deixe o pote de água e de comida próximos

É comum que muitos donos de animais posicionem os potes de água e comida lado a lado. Contudo, por alguma razão que ainda não foi identificada, os gatos preferem beber água longe dos locais em que se alimentam. Dessa forma, é interessante que os proprietários mantenham uma boa distância entre os dois.

Como incentivar o gato a beber mais água?
Rolar para o topo