O tratamento com os psicólogos é mais popular, considerando que, antes, as pessoas eram mais resistentes ao acompanhamento com esse tipo de profissional.
A verdade é que, durante muito tempo, a ideia de que o acompanhamento com esses profissionais era indicado apenas a “pessoas loucas” era muito comum e isso fazia com que os psicólogos não fossem tão procurados.
Hoje, por outro lado, existe uma ideia diferente: a de que as pessoas precisam sim do acompanhamento psicológico porque a vida, toda, é cheia de situações que precisam ser elaboradas, como o luto, um acidente, etc.
Para quem sente dúvida com relação a quando procurar os psicólogos, basta continuar a ler para entender mais!
Conteúdo do artigo
Como é a consulta com os psicólogos?
Muitas pessoas, ao chegar a uma clinica psicologica, não sabem o que esperar. Exatamente devido a todo o preconceito que muitos tiveram durante anos, ainda há certo medo com relação ao atendimento psicológico, embora ele seja bastante tranquilo.
O paciente que entra no consultório de um terapeuta, na sua primeira consulta, vai contar mais sobre si para o profissional. Inclusive, é comum que esses terapeutas até mesmo façam perguntas para se aprofundar nos sentimentos e pensamentos desse paciente.
Cabe dizer que os psicólogos, nas consultas seguintes, usam diversos mecanismos para ajudar os pacientes a identificar melhor o que eles próprios sentem.
Um dos grandes benefícios do tratamento psicológico é exatamente proporcionar aos pacientes a chance de que eles mesmos cheguem ao ponto inicial dos seus problemas, compreendendo mais os seus sentimentos.
Telemedicina tem sido uma enorme aliada dos terapeutas
Apesar de a telemedicina ter começado a se popularizar especificamente por causa da pandemia, a verdade é que os terapeutas se beneficiaram bastante dela.
Afinal, são muitos os pacientes que decidem fazer um acompanhamento com um psicólogo justamente pelo fato de ser à distância.
Para quem sente um pouco de medo de usar a telemedicina, é interessante destacar que há muitas pessoas que fazem acompanhamento há muito tempo e com resultados.
No entanto, é claro que a terapia pela internet precisa de uma boa conexão de rede, a fim de que o diálogo em vídeo entre o terapeuta e o paciente possa acontecer.
Cabe dizer que os terapeutas não ficam com as imagens da consulta e o paciente, se quiser, pode até pedir uma declaração do seu psicólogo de que as gravações dos atendimentos não são armazenadas.
E quando buscar psicólogos?
Nem todo mundo sabe identificar quando é o momento de procurar por um terapeuta e aqui estão algumas situações nas quais vale a pena fazer esse acompanhamento:
- Casos de abuso
Pode ser abuso psicológico ou sexual, mas o abuso sempre acaba gerando diversos tipos de limitações emocionais nas suas vítimas. Portanto, quem passa por qualquer tipo de abuso, inclusive assédio moral em seu trabalho, pode se valer da terapia para melhorar a sua compreensão sobre o ocorrido e superá-lo.
- Acidentes
Pode ser um acidente doméstico, um acidente de carro, um atropelamento, etc.: sempre que se sofre um acidente ou que se envolve de alguma forma em algo assim, costuma ser difícil lidar com o medo e com as lembranças e os psicólogos oferecem enorme ajuda.
- Doenças psicológicas
As doenças como síndrome do pânico, ansiedade, borderline, depressão e tantas outras demandam acompanhamento psicológico, além da medicação controlada.
- Luto
Não há dúvida de que a perda de pessoas queridas é uma das ocasiões que mais destroem qualquer um e, sendo assim, ter o acompanhamento de um terapeuta é extremamente importante. Essa ajuda é especialmente necessária no caso das crianças.
- Problemas matrimoniais
É muito comum que os casais ou mesmo um dos cônjuges decida procurar ajuda de psicólogos para que o relacionamento não acabe ou até para que se lide melhor com que será preciso mesmo se separar.
Conhecer as diferentes vertentes da Psicologia ajuda na escolha do terapeuta
Os profissionais da Psicologia não têm necessariamente a mesma forma de atender. Existem os voltados à terapia cognitiva, por exemplo, focada no aprendizado, existe a terapia lacaniana e tantas outras.
A recomendação é que o paciente sempre faça uma pesquisa sobre essas vertentes para decidir com qual deseja fazer o seu tratamento psicológico.