Qual a forma correta de prevenir e tratar as assaduras?

Desvende dicas certeiras para deixar a pele suave e se livrar das incômodas assaduras

Assaduras, um tema muito comum entre os pais de bebês e responsáveis pelos cuidados com idosos. Como eles precisam usar fraldas por um longo período, é normal que as temidas assaduras apareçam na pele.

Apesar disso, crianças que já deixaram as fraldas, adolescentes e adultos também podem enfrentar o problema. Por isso, é válido ter uma boa pomada para assadura em casa.

Conteúdo do artigo

O que causa as assaduras?

A assadura é um tipo de dermatite. Trata-se de uma irritação da pele ao passar muito tempo em contato com o suor ou a urina. Como o ambiente se torna ácido e quente, torna-se propício para a proliferação de bactérias e fungos.

Os locais mais afetados são as axilas, a virilha e as coxas, onde ocorre fricção constante. Os sintomas mais comuns são: queimação, coceira e, quando a pele está bastante machucada, dor.

Dá para prevenir?

Sim, é possível prevenir as assaduras e a forma mais simples de fazer isso é manter as regiões constantemente afetadas sempre limpas e secas. Também é válido prestar atenção à fricção, no caso das coxas, assadura muito comum nas mulheres, vale usar um short curto por baixo de saias e vestidos.

No caso dos bebês e idosos que usam fraldas, fazer a troca constante, assim que estiver suja, limpar bem a região com água e algodão ou lenço umedecido (este apenas quando estiver fora de casa) e usar a pomada contra assaduras.

menino puxando as fraldas

Em adultos e idosos, aparar os pelos pubianos também pode ajudar na redução das assaduras, principalmente porque absorventes e fraldas abafam a região e os pelos dificultam em manter a área seca e limpa.

Segundo a doutora Samantha Kellman, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina também ajudam na prevenção do problema.

A assadura já apareceu, como tratar?

Se a assadura já estiver instalada, o foco será no tratamento. Ainda é preciso ter o cuidado de manter a região limpa e seca, para evitar a proliferação de bactérias e fungos, resultando em micoses e inflamações mais sérias. Dentre as recomendações para tratar, estão:

Deixar o bebê sem fralda

O objetivo é arejar a área afetada, sem algo friccionando a região. Como alguns acidentes podem acontecer, deixe a criança com roupas fáceis de lavar. Você pode aproveitar para testar a ideia perto da hora do banho, por exemplo.

Leve a criança ao pediatra

Em entrevista para a Revista Crescer, o pediatra Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe, ressaltou: “não espere a situação se agravar, comunique o pediatra assim que possível”. Um erro muito comum dos pais é deixar a lesão se agravar antes de buscar a recomendação de um tratamento específico e eficaz.

Passe pomada para assadura

A pomada para assadura tem a função de ajudar na cura da pele e, ao mesmo tempo, hidratar e proteger contra novas assaduras. Tenha sempre em casa, por mais que não tenha filhos ou idosos morando com você.

Faça infusão de camomila no banho

A dica é muito usada para os bebês, mas, se você tem banheira em casa, pode aproveitar com crianças, adultos e idosos. É só colocar três sachês de chá de camomila em ½ litro de água quente. Deixe em infusão e espere amornar. Retire os sachês e misture o chá na água da banheira. Isso vai ajudar a acalmar a região afetada pela assadura.

Higienize com cuidado

Pense que a pele já está machucada, mesmo que seja apenas uma assadura leve. Então, nada de esfregar. Dê leves batidinhas com um algodão embebido em água e, se estiver cuidando da assadura em si mesmo, passe o sabonete delicadamente. Na hora de secar a regra é a mesma, não esfregue a toalha, apenas dê leves batidinhas.

Qual a forma correta de prevenir e tratar as assaduras?
Rolar para o topo