Como reaquecer a comida corretamente

Cuidados básicos podem evitar o aparecimento de microrganismos nos alimentos.

Uma ótima forma de evitar desperdício de comida é saber como e onde guardar o que sobrou da refeição. Inclusive, muita gente prefere preparar os alimentos da semana toda em um único dia, para, durante a semana, apenas reaquecê-los. É uma ótima forma de economizar tempo, ainda mais para quem trabalha fora.  

Nesses casos, o micro-ondas entra como um grande aliado. Ele permite aquecer e até descongelar alimentos em poucos minutos, conservando o sabor da melhor forma.

Mas alguns descuidos e maus hábitos podem fazer com que o alimento perca as propriedades e até mesmo acumule bactérias. 

O cuidado começa na hora do armazenamento

reaquecer comida microondas

Antes de mais nada, saiba guardar os alimentos de forma a conservá-los por mais tempo e sem riscos de proliferação de microrganismos. Aqui, vão algumas dicas de como fazer o armazenamento da forma correta:

  • Nunca guarde panelas ou recipientes com comida ainda quente;
  • Use potes de vidro e com tampa para guardar sobras;
  • Mantenha os recipientes bem fechados;
  • Para marmitas, use recipientes que podem ser reutilizados;
  • Guarde alimentos para consumir em até 3 dias na parte de baixo. Para consumo após esse período, prefira o congelador;
  • Fique atento à validade dos alimentos. Comidas que levam maionese, creme de leite e requeijão, por exemplo, precisam ser consumidas mais rápido;
  • Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos cozidos para evitar contaminação;
  • Nunca descongele os alimentos em temperatura ambiente. Deixe-os na parte de baixo da geladeira para que descongele.

Como reaquecer a comida?

Na hora de reaquecer seu alimento, conte com a última dica que demos no tópico acima. Tire o alimento do congelador e deixe-o tempo suficiente em refrigeração até que ele perca totalmente o gelo.

Depois disso, existe a opção de contar com o auxílio do fogão ou do micro-ondas. O problema de aquecer a comida a gás é que todos os alimentos precisam estar em potes separados para que você não perca o estado inicial da comida. 

Por exemplo: quando você guarda uma marmita pronta, que é só aquecer e comer, e a esquenta no fogão, o aspecto da comida vai ser bem parecido com o de um mexido. Já o micro-ondas conserva a forma normal, com tudo separadinho. 

Agora, se você congelou comidas assadas, elas podem ser aquecidas perfeitamente tanto no forno do fogão quanto no micro-ondas. 

Como usar o micro-ondas da forma certa

A praticidade de ter um micro-ondas em casa é grande. Em poucos minutos, sua refeição está prontinha para ser consumida. Basta se organizar e deixar tudo preparado.

Mas muita gente ainda tem maus hábitos na hora de usar o aparelho de micro-ondas. Alguns desses erros podem fazer com que o alimento perca as propriedades ou que haja contaminação entre o recipiente e a comida. 

Veja só algumas dicas importantes:

  • Alimentos com casca ou pele precisam ser perfurados para evitar que explodam dentro do micro-ondas;
  • Evite potes de plástico para esquentar a comida. Alguns possuem uma substância chamada Bisfenol, que contém toxinas que podem contaminar sua comida;
  • Opte por potes de vidro ou aqueça os alimentos em um prato;
  • Limpe o micro-ondas sempre após as refeições. Isso evita o acúmulo de sujeira e que microorganismos se proliferem no local.

Agora, sim, você está preparado para reaproveitar os alimentos da forma certa e montar suas refeições semanais sem erro. Com o auxílio de aparelhos como geladeira e micro-ondas de qualidade, você só tem a ganhar tanto em tempo quanto em qualidade de vida. 

Para escolher os melhores produtos, preocupe-se com a capacidade interna, as funções e a potência. Prefira marcas mais conhecidas e que tenham uma boa reputação no mercado. 

Agora, é só montar o cardápio semanal e aproveitar seu tempo de descanso em casa durante a semana. Com certeza, vale muito a pena!

Como reaquecer a comida corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo